sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Coral Agbára – Vozes d’Africa ( Eventos )

Coral Agbára – Vozes d’Africa

No próximo sábado, dia 6 de novembro, o Coral Agbára – Vozes d’Africa apresenta às 10 horas, um pouco da música tradicional yorùbá no Centro Cultural Vila Fátima (Rua São Miguel Arcanjo, 215, Vila Nossa Senhora de Fátima), com entrada gratuita. A promoção é Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura e do Centro Cultural Vila Fátima.

Criado em 2009, por iniciativa do Instituto de Arte e Cultura Yorùbá (IACY), o Coral Agbára tem como proposta apresentar as músicas da tradição yorùbá, sustentada pela língua homônima falada pelos povos africanos do Golfo do Benin. O Coral é formado por cerca de 50 pessoas, entre elas Robson Lopes (arranjador musical) e Eda Costa (preparação vocal).

As canções do repertório refletem a matriz cultural yorùbá presentes em algumas religiões afro-brasileiras, como o candomblé. A dificuldade de cantar em outro idioma éi um dos desafios para o Coral, formado essencialmente por brasileiros. “Os ritmos africanos não são ritmos padrões como o quatro por quatro, mas nas apresentações eles superaram isso e hoje já estão cantando com fidelidade à língua e aos ritmos”, ressalta Olúségun Akínrúlí, coordenador do IACY.

Akínrúlí salienta sobre a importância da cultura yorùbá para a sociedade brasileira, uma vez que parte dessa cultura foi diluída ao longo do tempo. “O coral propõe mostrar muitas coisas. Ele traz consigo uma bagagem enorme, mas propomos mostrar um fragmento dessa cultura, tanto da música como da literatura. E pretendemos mostrar essas informações de maneira correta, corrigindo alguns erros criados ao longo dos anos, mas reafirmando a contribuição yorùbá na formação da identidade do povo brasileiro”, afirma.

Data: 06/11/10 - sábado
Hora: 10h
Mais informações: Centro Cultural Vila Fátima - (31) 3277-8193
Entrada Franca

Centro Cultural Vila de Fátima - Rua São Miguel Arcanjo, 215, Vila Nossa Senhora de Fátima.

Nenhum comentário: