quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Evento Arte, comida e fé - Dia da Consciência Negra com Mauricio Tizumba

Arte, comida e fé - Dia da Consciência Negra

No sábado, dia 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra, é um dia festa, kizomba. Ao longo do dia o evento Arte, comida e fé, celebra e valorizar as tradições culturais e sociais de matriz negro-africanas tão presentes na cultura brasileira.

As festividades têm início às 14 horas, com a concentração do Cortejo Afro, no monumento de Zumbi dos Palmares, na praça Floriano Peixoto, no Santa Efigênia, com entrega de flores e apresentações dos grupos Capoeira Eu Sou Angoleiro (15h), Odúm Orixás (16h), Coletivo Negraria (16h40) e Maracatu Lua Nova (17h20). Às 18 horas tem início o cortejo, que percorrerá as ruas do bairro até o Lapa Multshow, onde acontecerá diversos shows.

Uma kizomba com shows para todos os gostos
Com uma extensa programação a partir das 20 horas, o palco do Lapa Multshow será o local de encontro do samba com o congado, do afropop com a MPB e Black Music. Celebrando 35 anos de carreira e lançando o primeiro CD e DVD ao vivo da carreira, o cantor, compositor e multiartista Mauricio Tizumba é o grande anfitrião da festa.

Tizumba no Mercado é o álbum que marca esse momento da vida do artista, que é acompanhado pelo trio formado por Raquel Coutinho, Beth Leivas e Danuza Menezes, em show que encerrará a noite.

O palco será aberto pelo grupo percussivo Bantuquerê, coordenado pelo percussionista e pesquisador Bill Lucas, que, às 20 horas, apresenta clássicos e releituras do samba com fusões com outros ritmos, além de composições próprias executados por uma mini-escola de samba.

Depois, às 21 horas, o cantor, compositor e violonista Jorge Dissonância, sergipano radicado em Beagá, toca sua MPB modernizante regada a africanidades com base nos repertórios dos discos Bem H2O (2000), Caípe (2000) e V (2003), além de inéditas do próximo trabalho a ser lançado, Africanê.

Com Geovane Sassá, Santonne Lobato e Sérgio Pererê, logo após (22h) o grupo Tambolelê apresenta seu repertório afropop à mineira que tem conquistado públicos para além do Atlântico, já que recentemente se apresentaram na China, México e Nova Zelândia. Será um reencontro do grupo com o público belorizontino.

Penúltimo show da noite (23h), a cantora e sambista paulistana Fabiana Cozza, considerada uma das principais revelações da música brasileira nos últimos anos e cativa do público da capital mineira, promete fazer o público balançar com o repertório do seu show Quando o Céu Clarear, cantando músicas do CD homônimo, do anterior O Samba é Meu Dom e antecipando algumas canções do próximo disco. O público ainda pode esperar uma possível participação da cantora no show de Mauricio Tizumba, que encerra a noite. É que o CD e DVD Tizumba no Mercado - 5º disco do artista - traz a bela canção Querubim, de Sérgio Pererê e Mauricio Tizumba, em que ele e Fabiana dividem um dueto.

Todos os shows serão entremeados com performance e discotecagem do grupo de dança Brother Soul, pioneiro e resistente em manter viva a cultura da Soul Music na capital mineira.

É preparar olhos e ouvidos para apreciar e o corpo para balançar, pois o 20 de novembro da capital mineira promete. Todos os shows e eventos têm entrada franca. Os ingressos dos shows serão trocados a partir do dia anterior (19/11) no local por 1 kg de alimento não perecível (arroz, feijão, macarrão ou óleo).

A promeção do evneto é da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial (CPIR) e o Governo de Minas.


PROGRAMAÇÃO "ARTE, COMIDA E FÉ"
CORTEJO
14h - Concentração, homenagem, discursos e entrega de flores
15h - Apresentação de Capoeira com o Grupo Sou Angoleiro
16h - Apresentação do Odúm Orixás
16h - Apresentação do Coletivo Negraria
17h - Apresentação do grupo Maracatu Lua Nova
18h - Inicio do cortejo com os grupos

SHOW LAPA
20h - Show do Bantuquerê
20h40 - Discotecagem e Performance Brother Soul
21h - Show de Jorge Dissonância
21h40 - Discotecagem e Performance Brother Soul
22h - Show do Tambolelê
22h40 - Discotecagem e Performance Brother Soul
23h - Show Fabiana Cozza
23h40 - Discotecagem e Performance Brother Soul
00h - Show Maurício Tizumba - Lançamento do DVD E CD

Serviços:

Arte, comida e fé - Dia da Consciência Negra

Cortejo afro com Maracatu Lua Nova, Odúm Orixás, Coletivo Negraria e Eu Sou Angoleiro
Data: 20 de novembro (sábado), a partir das 14 horas
Local: Praça Floriano Peixoto (av. Brasil, altura do nº 41, Santa Efigênia)
Entrada franca
Classificação: Livre
Informações: (31) 3277-4626 / 3277-4696

Shows com Fabiana Cozza, Mauricio Tizumba, Tambolelê, Jorge Dissonância e Grupo de Dança Brother Soul
Data: 20 de novembro (sábado), a partir das 20 horas
Local: Lapa Multshow (rua Alvares Maciel, 312, Santa Efigênia)
Entrada franca mediante troca por 1kg de alimento não perecível (arroz, feijão, macarrão ou óleo) - Ingressos limitados com retirada a partir do dia 19/11 na bilheteria do Lapa Multshow - Limitados a 02 ingressos por pessoa
Classificação: 18 anos
Informações: 3241-2074 / 3277-4626 / 3277-4696

Nenhum comentário: