quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Show Egberto Gismonti e Duofel

'Encontro com a Música' traz a BH Egberto Gismonti e Duofel

Divulgação

Divulgação O “Encontro com a Música” acontece no dia 20 de novembro (sábado), a partir das 18 horas, com a apresentação de dois grandes nomes da música instrumental em um encontro inédito: Egberto Gismonti e a dupla Duofel, formada por Fernando Melo e Luiz Bueno. O evento será realizado na Praça JK (Av. Bandeirantes - Mangabeiras) com entrada franca.

Esta é a segunda edição do “Encontro com a Música”, que em 2009 reuniu Hamilton de Holanda e Quinteto e o “Bruxo” Hermeto Pascoal, em dois espetáculos inesquecíveis realizados em Brasília e São Paulo e tornou-se um evento de alta significação para o histórico da música no Brasil, trazendo ícones da música instrumental, reconhecidos e premiados internacionalmente.

Egberto Gismonti, nascido em uma família ligada à música, começou a tocar piano aos seis anos de idade e, posteriormente, aprendeu flauta, clarinete e violão. Em 1968, participou de um festival da TV Globo e ganhou elogios da crítica com a música “O Sonho”. Nesse mesmo ano mudou-se pra França, onde estudou música duodecafônica com Jean Barraqué e análise musical com Nadia Boulanger. Gismonti enriqueceu sua música com a influência da Bossa Nova, estruturas complexas e instrumentos inusitados, e é considerado referência para a música instrumental no mundo, com uma sólida carreira nacional e internacional.

Duofel
, por sua vez, é um duo composto pelos violonistas Fernando Melo e Luiz Bueno. Eles se conheceram em São Paulo e, depois de iniciar a carreira tocando em conjuntos de baile, resolveram investir em outro estilo musical, influenciado por Paco de Lucia, pela música dos índios tabajaras e, acima de tudo, pelo próprio Egberto Gismonti. A partir do terceiro disco, a dupla passou a gravar músicas de outros compositores, com arranjos próprios e contando com a participação de artistas como Oswaldinho do Acordeon e o indiano Badal Roy. Duofel também já excursionou pela Europa e é reverenciado por músicos e imprensa especializada com participações nos maiores festivais de jazz em todo o mundo.

A realização do “Encontro com a Música” firma o compromisso da Fnac e da Redecard com a difusão da música brasileira, levando para a cidade de Belo Horizonte um espetáculo único, que estimula o acesso do grande público a um acervo de excelência da nossa música.


SERVIÇO:
Encontro com a Música – Show instrumental com Egberto Gismonti e Duofel
Local: Praça JK (Av. Bandeirantes, esquina com Av. Uruguai - Mangabeiras)
Data: 20 de novembro - Sábado
Horário: 18:00h
Classificação Indicativa: Livre
Entrada Franca


Nenhum comentário: